Categorias
Sem categoria

O que é drenagem linfática: Tudo o que você precisa saber

Utilizada para fins médicos ou cosméticos, a drenagem linfática é uma massagem que visa estimular a circulação da linfa. Nesta ficha, você conhecerá mais detalhadamente esta prática, seus princípios, suas técnicas, sua história, seus benefícios, quem a pratica e como fazer.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem suave projetada para estimular a circulação linfática e desintoxicar o corpo, ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunológico. É realizado com os dedos e as palmas das mãos em todo o corpo, seguindo o sentido da circulação linfática e variando a pressão.

História da Drenagem Linfática

Em 1892, o cirurgião Winiwarter publicou um livro sobre o tratamento dos edemas linfáticos em que destacava o interesse da massagem para diminuir esses edemas. Alguns anos depois, o Dr. Fège também destacou o interesse da massagem médica em reduzir odemas. 

Foi na década de 1930 que a drenagem linfática manual foi descoberta por Emil Vodder, doutor em filosofia. Vodder trabalhou como massagista na Riviera Francesa. Ao lidar com indivíduos com resfriados crônicos, ele descobriu que eles tinham nódulos linfáticos inchados. 

Em 1932, Vodder decidiu estudar o sistema linfático e desenvolveu sua técnica de indução da circulação linfática. Ele então usou essa técnica para outras condições para fins terapêuticos e estéticos. Somente 30 anos depois, na década de 1960, a comunidade científica passou a estudar em profundidade o sistema linfático e a microcirculação.

Os princípios principais

A linfa é um líquido incolor que circula nos vasos linfáticos graças às contrações pulsantes dos músculos e vasos sanguíneos. Como um sistema de eliminação de resíduos, ele drena o excesso de fluidos, toxinas e detritos celulares. Os gânglios linfáticos localizados ao longo dos vasos linfáticos, principalmente nas dobras da virilha, sob as axilas e em ambos os lados do pescoço, filtram a linfa e eliminam as toxinas e resíduos que ela carrega.

Quando a circulação da linfa é deficiente, o corpo pode enfraquecer e ficar intoxicado, o que pode levar a vários problemas de saúde: inchaço dos membros, envelhecimento prematuro, celulite, pernas pesadas, estrias, etc.

Benefícios da drenagem linfática

Segundo seus praticantes, a drenagem linfática manual limpa e regenera o corpo, acelera a cicatrização e reduz o risco de infecção. Também seria útil no tratamento de problemas relacionados à circulação sanguínea e linfática, como varizes, celulite1 e insuficiência venosa. Mas poucos estudos científicos apóiam essas aplicações.

Diminuir o linfedema após o tratamento do câncer

Com base nos resultados de 2 análises de estudo, parece que uma abordagem de terapia combinada descongestiva (CDT), incluindo drenagem linfática manual, aplicação de bandagens de compressão, exercícios descongestionantes, uso de uma cinta de compressão e a educação quanto aos comportamentos preventivos a serem adotados, pode diminuir o volume do linfedema consecutivo ao câncer de mama.

Além disso, outros estudos clínicos randomizados concluíram que adicionar drenagem linfática manual à terapia de compressão simples também seria benéfico. Após 6 meses de tratamento, a diminuição do inchaço, embora não tão significativa quanto no início da operação, estabilizou-se em um estágio aceitável. Também resultou em melhor qualidade de vida e menos dor.

Reduz o edema e alivia a dor em caso de veias varicosas

A drenagem linfática manual pode ser considerada um tratamento para a insuficiência venolinfática crônica dos membros inferiores (um distúrbio do retorno do sangue e do fluido linfático ao coração). Isso reduziria o edema, que é fonte de dor e inflamação18. No entanto, esta abordagem terapêutica não foi documentada cientificamente até agora.

Aliviar pacientes com fibromialgia

Um estudo clínico randomizado, conduzido em 50 indivíduos com fibromialgia, avaliou o efeito da drenagem linfática manual em comparação com a massagem do tecido conjuntivo como uma fonte potencial de tratamento. Após 3 semanas de tratamento, melhorias na saúde e qualidade de vida e uma diminuição na dor foram observadas em indivíduos dos 2 grupos. 

No grupo de drenagem linfática manual, maiores melhorias no nível de fadiga ao acordar e ansiedade foram observadas em comparação com o outro grupo.

Contribuem para o tratamento do linfedema nos membros

A drenagem linfática manual tem sido objeto de poucos estudos científicos no linfedema causado pela obstrução dos vasos linfáticos. Uma revisão de estudos concluiu que a drenagem linfática manual, usada isoladamente, não parece ser uma abordagem eficaz para diminuir o volume do linfedema. 

Mas, os pesquisadores dizem que mais estudos serão necessários para avaliar melhor sua eficácia, isoladamente ou em combinação com outras terapias.

Como fazer drenagem linfática

Usando os dedos, exerça pressão sobre um dos pontos linfáticos e massageie esse ponto com movimentos circulares por cerca de dez segundos. 

Existem cerca de 90 pontos linfáticos no corpo. Os pontos a massagear vão depender do seu problema. Por exemplo, você pode realizar esta massagem nos pontos linfáticos presentes nas pernas, no caso de pernas pesadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *